Jaleco masculinos e femininos modernos – Muitas Novidades

Jaleco masculinos e femininos modernos – Muitas Novidades
Avalie esta postagem

O termo jaleco é sinônimo de guarda-pó e bata, e uma grande quantidade de classes passaram a usar o jaleco no trabalho, mesmo que a função não o defina como obrigatório.

Tipos de jalecos

O jaleco não é só usado em hospitais e laboratórios. São vários os locais em que o jaleco começou a ser usado como farda de fábricas, restaurantes, professores em escolas, etc. E junto surgiram variados modelos de jaleco: jaleco branco, jaleco colorido, jaleco personalizado, jaleco infantil, jaleco bordado, etc. Eles também podem ser classificados em jaleco feminino e jaleco masculino

O modelo do jaleco pode ter manga curta ou longa, dependendo da sua profissão e tem como o objetivo de proteger a sua roupa. Sendo, assim, os de mangas longas são as mais indicadas na maioria das vezes, por evitar o contato com fluidos.

Em profissões, como radiologia ou farmacologia é possível optar pelo modelo de jaleco de mangas curtas. O modelo de jalecos de manga longa é muito indicado para quem trabalha em espaços frios.

É bom que as mulheres saibam que não existe só aquele jaleco branco feminino sem graça. Há os jalecos femininos feitos coloridos pensando na moda e no dia a dia e que em sua maioria são leves e charmosos.

Materiais

O jaleco pode ser feito com diferentes tipos de tecido:

Oxford: é um tecido sintético com 100% poliéster, mais resistente a amassados e com baixa taxa de encolhimento, leve e com durabilidade.

Oxfordine: é uma variação do Oxford com uma porcentagem maior de algodão que poliéster, sendo semissintético. Apresenta textura suave, leve e menor resistência aos amassados.

Gabardine: é uma microfibra composta por poliéster e viscose, com porcentagem variável. Possui aspecto mais sedoso e elegante, de alta durabilidade e resistente a amassados e ao amarelamento.

Brim: é o mais pesado, a sua composição é geralmente 100% algodão, textura grosseira, sendo ideal para quem trabalha na indústria. O tecido não suja facilmente, mas dificulta a lavagem.

Os jalecos podem ser personalizados com bordados, contendo nome, profissão ou especialidade, instituição de formação, logotipo da clínica.

Profissões

Cozinheiros: usam jalecos, normalmente, brancos com alguns botões na frente do jaleco, sendo usado como item de higiene.

Professores: é usado por professores que lecionam em escolas onde há o quadro negro, para que o traje social não se suje, por causa do uso do giz, porém nas universidades é comum nas áreas biológicas.

Área de saúde: jaleco de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, e outros profissionais da área da pesquisa e saúde, são brancos. Porém nas salas de cirurgias, os cirurgiões usam tipos de jalecos azul ou verde.

Porta jaleco

Ele ajuda a preservar a saúde das pessoas e manter o jaleco impecável para  trabalho ou para aulas. É uma espécie de “bolsa” para colocar o jaleco dentro, protegendo e mantendo longe de impurezas e sem amassar.  É uma “bolsa” feita com um material todo especial que é repele a água, óleo e outros líquidos e, é anti-mofo, anti-poeira e anti-rasgos.