Mapa Mental Direito – Conheça as minhas dicas

Mapa Mental Direito – Conheça as minhas dicas
Avalie esta postagem

Muitas pessoas encontram dificuldades para memorizar conteúdos para concursos, principalmente quando são assuntos complexos. Pode ser difícil guardar e entender todos os detalhes. E é, para isso, que se cria o mapa mental.

O que é mapa mental?

O mapa mental é uma técnica criada como uma forma de organizar um conjunto de informações, tornando a compreensão e memorização mais fácil.

É uma estrutura pensada para facilitar o aprendizado e administração da informação. Hoje, ele é também muito utilizado para ajudar nos processos de tomada de decisão. Ele auxilia:

A memorizar e organiza um conteúdo de forma espontânea, criando associações feitas de forma natural pelo seu cérebro e facilitando o conhecimento.

No Desenvolvimento da criatividade, pois não possuem uma estrutura linear que são ótimos, ajudando nos processos criativos e de brainstorming.

Ajuda a visualizar e diagnosticar os problemas em todos aspectos e consequências de uma situação com um panorama que possibilita o melhor entendimento da mesma.

Com um planejamento é possível encontrar todos os requisitos para realizar tarefas, ajudando a definir o que precisa ser feito para alcançar uma meta ou objetivo.

Ajuda a estruturar os projetos seja qual for que você tem em mente, essa ferramenta define os passos necessários para realizá-lo.

Para que mapa mental de direito?

Criar um bom mapa mental direito penal ponto dos concursos, ajuda aqueles que estão em busca de uma boa colocação nos concursos na área de direito. É possível fazer: mapa mental direito constitucional, mapa mental direito administrativo, mapa mental direito penal, mapa mental direito civil, mapa mental direito do trabalho, mapa mental direito tributário, mapa mental direito penal parte geral.

Criando um mapa mental

Na hora de criar um mapa mental para concursos de direito, o tema central é o assunto principal do seu mapa e deve ser escrito bem no centro do mapa mental, podendo usar uma imagem que o simbolize.

O tema central pode ser o título de um capítulo, o título de uma lei específica ou de um conteúdo específico, exemplo: mapa mental de direito constitucional, mapa mental de direito penal, mapa mental de direito administrativo, etc.

Depois de escolher o tema central, é o momento de começar a ramificar o mapa em subtemas principais. Eles podem ser os capítulos de um livro, ou os tópicos de um capítulo, ou os artigos de uma lei específica etc.

Como exemplo, se o seu tema central é “direito constitucional mapa mental” ou “direito administrativo mapa mental”, é útil colocar subtemas como “Controle de constitucionalidade”, “O princípio da nulidade da lei inconstitucional e sua aplicação” ou “Administração Indireta Brasileira”, “As empresas estatais em Juízo”…

Os passos do mapa mental:

Passo 1: O título

Passo 2: Primeiras ramificações

Passo 3: Ramificações seguintes

Passo 4: Símbolos

Passo 5: Revisões e edições

A partir do título, puxe linhas com informações associadas ao título. O recomendado é que essas linhas possuam apenas uma palavra. O mapa mental precisa de cores diferentes para cada linha. A ramificação deve começar do centro para as extremidades.